sábado, 5 de julho de 2008

'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.'

Ainda há dias tive que estudar para uma disciplina (História e Epistemologia da Psicologia), em que parte da matéria falava da Alma. Uns defendiam que a alma tinha precisamente o mesmo tamanho que o corpo e por isso serem uma coisa só. Outros que a alma e o corpo são coisas separadas, uma vez que do corpo consegue-se ter percepção do tamanho de cada membro e é algo que pode ser estudado cientificamente enquanto que a alma não.


(Note-se que tratei Aristóteles e Descartes por 'Uns' e 'Outros'. Trata-se de enjoou mental. Fartei-me de escrever o nome dos senhores!)

Bem não sendo eu perita neste tipo de matéria, estudei e aceitei a ideia de cada um deles uma vez que não consigo ter opinião formada. Ou talvez até tenha mas misturando as ideias de ambos.

Mas afinal... somos Munistas ou Dualistas?
A Alma tem precisamente o tamanho do nosso corpo ou é algo separado e com dimensões maiores?

E se pusermos a hipótese que só acreditamos (ou só nos lembramos) na existência de uma alma quando morre alguém próximo e temos que recorrer a algo para sentirmos uma ligação?

2 comentários:

Anónimo disse...

bom post! uma vez alguem disse:
O nosso cerebro é o hardware da nossa mente.
A alma é o software.

eheheh, funcionou para mim!

barriguita disse...

Quando lia o post cheguei, por momentos, a pensar que uns e outros eram os teus colegas de turma...que tolice a minha :P

Eu cá acho que a alma é a essência da pessoa, por isso essa questão do ser maior ou menor que o corpo não se coloca...depende da pessoa.

Todos conhecemos uma ou outra pessoa que só por si, só a sua presença ou lembrança nos faz sorrir, que transmite uma energia que nos faz bem...certamente essa pessoas tem uma alma "do tamanho do mundo". Pelo oposto há pessoas cuja alma deve caber dentro duma chávena de café...infelizmente!!!

Quanto a nós (me & you)penso que as nossas almas continuam em crescimento e no bom caminho...I hope :D