domingo, 6 de agosto de 2017

Para ti Avó.

Sete meses se passaram (sete!) e escreveria isto todos os dias, sem tirar uma palavra, com o mesmo sentimento, só com a diferença que todos os dias a saudade aumenta, a lembrança ainda dói e a ausência faz cair as lágrimas:

"Insónias... Quando escrever faz bem ao coração.
Só me vem à cabeça as memórias que tenho contigo.
Tudo o que fizeste por nós e todos os momentos de risadas e boa disposição que nos proporcionaste.
Quando penso que davas sentido à vida de todos nós com a tua maneira de ser e força para festejar mais um ano. Já andavas tu a amealhar para a festa que iriam ser os teus 90 anos, que para nós tanto tempo faltava mas que para ti já fazia sentido pensar nisso. E com toda a razão.
Avó, sei que foi a tua hora. Mas que horas tão difíceis estão a ser as minhas...
Avó, aquele ColaCao com água que todos julgavam não ser saudável porque com leite é que era... aquelas torradinhas com azeite que todos achavam que com manteiga é que era... aquelas bases para os tachos que só tu sabias fazer na perfeição...
Avó, só queria poder apertar-te os braços gordinhos, essas bochechas tão fofas. Apetecia-me até dar-te na cabeça pela quantidade de anéis que usavas e também por seres benfiquista.
Apetecia-me ouvir-te dizer para pôr uma pinguinha de qualquer coisa no copo, eu colocar literalmente uma pinguinha e tu chamares-me "sacana" e rires. Dizeres que o teu café estava "amargoso" porque todo o açúcar que pusessemos nunca era o suficiente para ti...
Avó, que me viste crescer, que nestes 30 anos respeitaste sempre a minha maneira de ser. Que te preocupavas, que eras a mais doce e rabugenta, mas também a mais doce e sensível. A mais gozona. A mais batoteira das batoteiras.
Sabes avó todos gostavam de ti e vão  continuar a gostar. Vamos recordar-te com muita saudade.
Avó... que bem me sabia chamar-te de avó.
Olha por nós."

E hoje veio-me ao pensamento um episódio de ontem. Ao ver um neto a brincar com a avó na loja, a dizer lhe "leva este vais ficar toda jeitosa". A verdade é que a alegria de saber que ainda há netos a darem valor aos avós que têm não foi suficiente para conter as lágrimas. É uma saudade imensa avó.

Daqui até ai... um beijinho.

Sem comentários: