quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Tenho andado a pensar nisto o dia todo. Talvez porque quando me sinto 'bem' penso muito no meu passado e de tudo o que já aconteceu na minha vida.
Existe, realmente, pessoas que passam nas nossas vidas e marcam. Sendo só de passagem ou por muito tempo, as mais importantes deixam saudades!

Ora, nos meus pensamentos - coisa rara, isto de pensar! - fui até ao meu tempo de infância. A Ana. Linda desde sempre! Querida quando, enquanto esganava um patinho pequenino dizia 'não lespila mããããeee!!'. Acompanhou-me desde sempre em tudo até aos tempos do liceu!(O afastamento deu-se na escolha das áreas que queríamos seguir no liceu, mas ainda assim, sempre pronta a ajudar e a ser a Amiga de sempre! Na primária, a minha Tiuda. A estudiosa e aplicada. O meu poço de sanidade! No Ciclo, formou-se um grupo e pêras! A Andreia, a Catita, a Tânia, a Tiuda, a Ana e eu. As seis! Umas vezes, todas muito amigas outras vezes dentro do grupo formavam-se grupos. Era conforme as decisões tomadas a certas situações. Namoricos, novas amizades, rapazes, raparigas... era o nosso assunto preferido. Fotos! Muitas fotos gostávamos nós de tirar! (este gosto vem desde pequenas e porque estava no sangue da Andreia!)

Lembro-me dos rapazes da turma (os terríveis rapazes: o Heli,o Alex, o Hélio, o Bagaço,o Vítor, o Luís (Berta), o Tiago, o Bruno, o Ivo (coitado de quem é mais velho e vai para uma turma de miúdos!), o João (cagalhão), o Castiço...)
Chegou a altura de decidir que rumo tomar, que área escolher, para que escola ir... confusão na cabecinha das mocinhas de 14 anos!
Fui para o Liceu!(não me arrependo nada!!). Por coincidência (existem?) ficamos todas na mesma turma menos a Ana e a Tânia. Momentos complicados!

No liceu, mundo novo. O sitio que desejamos tanto chegar 'O liceu'. Pessoas giras pessoas novas para se ver e conhecer! No 10º ano continuamos as 4 juntas, unidas e sem precisar de afinidades com mais ninguém apesar de termos sempre uma ou outra pessoa com quem nos identificamos. No 11º já éramos 'umas senhoras', quase a fazer 18 anos (uau!!!). A Carol. Chegou à nossa turma e conversando chegamos à conclusão que a irmã tinha ido parar à turma da minha, conversa puxa conversa, sítios, amigos em comum... ficamos amigas.
Não posso deixar de referenciar as três pessoas que me tiravam do sério. Não por serem más pessoas, mas porque estava-lhes no sangue gozar até mais não, sarnar até serem cuspidos quase... são eles o Leonel, o Pedro Filipe, o Magina e o Daniel. ( falando deles agora até me dá para rir, muito me passava eu da cabeça com aquelas quatro alminhas!!)
O Fred... bem... até me vêm as lágrimas aos olhos. Cinco estrelas. Sem palavras.

Associação de Estudantes. Não podia ter tido melhor decisão do que a de entrar pra lá. Ganhei uma nova família. Gosto de todos. Todinhos. Estão todinhos com um lugar especial e reservado no meu coração e até hoje o sentimento é o mesmo!
A Milena e a Simone foram mais que irmãs. O Johnny e o Puto André foram mais que irmãos. O Carlitos Presidente era o pai! A minha Joana Sena que graças à associação a conheci. A Maria Inês (Inês, Nesinha, Amora... conforme a altura das nossas vidas) que apesar de na altura não lidarmos tanto e de já nos conhecermos há anos, andávamos fugidas uma da outra. Talvez porque, há vezes que parece que fechamo-nos num mundo à parte em que não deixamos entrar mais ninguém e (des)iludimo-nos mais tarde porque afinal... não era bem assim!
O Punker da minha vida! Meu Deus, muito me aturou! O Pinguinhas que conseguia com que eu risse mesmo em dias maus!

Foi nesta altura também que reencontrei o Leonardo (que também andou comigo no infantário), o Ferreira (que na altura do ciclo já tínhamos sido próximos), o Paulo Segurado e a Martotinha (que tive o maior gosto é conhece-los!), a Martinha (dos tempos do ciclo), a minha Marisa que será eternamente a Pifi... ADORO TODOS!!

O Júlio, o João, o Tiago, o Filipe foram sem duvida, pessoas que me ajudaram imenso a ser quem sou hoje e a eles só tenho a agradecer. Por tudo e por me terem feito crescer. Fizeram parte da minha vida.

Lisboa. A revoltada que não aguentava mais a 'vidinha' de Portimão. Que queria sair de casa. Que já não suportava viver com os pais. (Se soubesse o que sei hoje...!)
Vim, adaptei-me, adorei cá estar, amei esta cidade. Hoje nem tanto!
Decidi trabalhar porque não estava com cabeça para estudar. Decidi voltar a estudar passado um ano porque já tinha saudades. (Meu Deus como sou indecisa!)
Entrei na Faculdade e outra vez a mesma historia... gente gira, gente nova...
Não consegui fazer grandes amizades, acho que é impossível. Aquilo sim é um mundo à parte. Ou então sou eu. A Sílvia, a Mónica, o João de Sousa. Os três que marcaram e foram sem duvida incansáveis comigo. Sempre prontos a ajudar!


Hoje, vejo que, não perdi nenhuma das minhas amigas de infância, que algumas já casadas e com filhos continuam sempre lá para mim, que os meninos do ciclo estão uns matulões e muito mais crescidos e compreensíveis. Que os do liceu continuam os mesmos mas que se não fossem assim não tinha piada nenhuma. Que houve distanciamento com algumas pessoas mas que não as esqueço mesmo. Que reaproximei-me das que na altura nem me dava tanto e em nada me desiludem. Que ganhei uma Amiga para a vida. (Tu Amora!). Que a cada ano que passa, e apesar dos contratempos, todos nos damos bem. E no fundo, bem ou mal, aprendemos muito durante estes anos e que fizemos parte da vida uns dos outros.

Hoje, tenho alguém a meu lado que é mesmo muito importante para mim. Que gosto. Que me faz feliz! Tenho o Jorge que para além de namorado também é o meu melhor amigo!


Hoje, sei também que ir à luta pelo o que queremos é o melhor que temos a fazer porque se não formos nós próprios a fazê-lo, ninguém faz por nós e nada se consegue!

[De certeza que não mencionei toda a gente que queria, mas fica registado que toda a gente que passou na minha vida foi importante para mim! :)
Não escrevi isto com intenção que alguém lesse mas porque tinha necessidade de escrever. Porque levei o dia a pensar nisto e realmente à que dizer às pessoas o quão importantes são para nós. Não tenho nem nunca vou ter problemas de dizer o que sinto, o que me deixa triste ou feliz.
Sou assim.]

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque existem pessoas na nossa vida que marcarm, que entram e nunca mais saem, nem que seja só do coração... Podemos passar anos sem vê-las, sem saber nada delas, mas elas estão no nosso coração!

Um dia encontrámo-las e falamos como se estivessemos juntas todos os dias, desabafamos, contamos as nossas peripécias... e sentimos aquele reconforto de amigo.

Porque podemos ter 300 km de distância mas o coração sabe encurtar essa distância como ninguém... Sentimos a pessoa ao nosso lado, sabemos que podemos contar com ela, um simples oi é reconfortante... É amizade...

Sabes que sempre que precisares estou cá... e eu sei que posso contar contigo! Serás sempre a linda Joaninha com akelas bochechas fofas :D... a nossa menina da associção... e será sempre a verdadeira A.E., a nossa família escolar!!

Bjinhos