quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Hipocondríaca

Insónia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono. Acompanha-se da sensação de sono não reparador notada na manhã seguinte. Como consequência, no dia seguinte apresenta fadiga, irritabilidade e agressividade.
(MORIN, 2006; ROSSINI, 2002; REIMÃO, 1996).

A duração da insónia varia, podendo ser desde a insónia de poucos dias de duração; até a insónia de longa duração por meses ou anos (insónia crónica).
(MORIN, 2006; ROSSINI, 2002; REIMÃO, 1996)

Insónias transitórias
As insónias transitórias são as que duram poucas noites, são muito comuns, ubíquas. A maior parte das pessoas apresenta esta insônia em algum período de tensão, stress, expectativa ou excitação.

Insónias de curta duração
As insónias de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por stress grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares; luto ou perda substancial; problemas familiares, profissionais ou de relacionamento. A relação entre o stress e a insónia é nítida (MENDELSON, 1993).

Insónias de longa duração
As insónias de longa duração ou crónicas são as que duram mais de três semanas. Podem ser relacionadas a stress continuado, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de café.

3 comentários:

Inês Simões disse...

Tás é velha melher!!!

Joana disse...

Tenho sofrido disto todas as noites...

Será velhice?

barriguita disse...

eu tb sofro disso às vezes...é por fases...e logo eu que adooorooo dormir!!!